Páginas

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Cookies de parmesão, pimenta do reino e manjericão

Os biscoitos são os da esquerda ;-)



Receita super fácil que eu peguei aqui.

Marido tinha uma festinha de confraternização na empresa e me pediu pra procurar lugares que pegassem encomendas de salgadinhos. Um link leva a outro e eu acabei achando essa receita que, de tão facinha que parecia, resolvi testar na mesma hora. Solta o VT!


Ingredientes:

- 1/2 xícara de manteiga com sal em temperatura ambiente
- 1/4 de xícara cheia de parmesão ralado (usei o de saquinho mesmo)
- 1 colher de chá de pimenta do reino
- 1 colher de chá de manjericão desidratado
- 1 1/4 de xícara de chá de farinha de trigo


Modo de preparo:

É só bater a manteiga e demais ingredientes na batedeira na velocidade média (créu, créu, créu, créu) e depois de formada uma pasta ir adicionando a farinha de trigo aos poucos, agora na velocidade máxima (créucréucréucréucréucréu). A Patrícia, do Tchnicolor Kitchen, vulgo lugar de onde eu roubei a receita, dá a dica: "você saberá o ponto certo quando 'beliscar' a massa e ela se juntar; caso ainda esteja esfarelando, adicione 1 colher (sopa) de água gelada - não precisei."

Bom, eu precisei. E ainda assim achei que ficou molinha demais e ainda esfarelenta, mas fiquei com medo de ficar pra sempre naquele mais água, ficou mole, mais farinha, esfarelou, mais água, ficou mole, etc, e continuei do jeito que estava mesmo. Depois da massa pronta, fiz uma bolinha e depois uma tirinha de um palmo e meio, mais ou menos, embrulhei no papel alumínio e levei no congelador por meia hora. Passada a meia hora, tirei do congelador, fatiei e levei ao forno por mais meia hora, a 220 graus. A receita diz pra usar assadeira forrada com papel manteiga e deixar de 15 a 25 minutos no forno a 175 graus. Como eu não tinha papel manteiga, usei assadeira antiaderente untada e deu certo, não grudou nadinha. E o forno coloquei numa temperatura mais alta porque a baixa daqui é baixa mesmo, faz nem cosquinha.


Resultado:

Apesar de ter achado a massa crua muito mole, depois de assado ficou numa consistência boa, nem duro nem esfarelento demais. Crocante, gostinho bom de queijo e levemente apimentado. Muito bom pra beliscar! Ah! Rendeu pouquinho, só umas 20 unidades.

2 comentários:

Nara disse...

Ficaram bem grandes né?
Mas o marido levou pro trabalho, não né?

Beolina disse...

Nãooo, esses foram pra comer em casa mesmo. Tenho muito treino pela frente até mandar salgadinhos pra festinha da empresa.
Ficaram muito grandes não, viu? A foto engana, deve ter uns 5cm de diâmetro.