Páginas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A saga da ceia de Natal II

Continuando...


Na sexta, eu dei continuidade à odisséia, agora com a ajuda do meu querido Juscelino, que passou praticamente o dia inteiro lavando os pratos que eu sujava numa velocidade maior do que ele era capaz de lavar. Tadinho, e ainda teve que fazer isso comigo do lado dando pitacos sobre como ele deveria lavá-los. Enfim.

Depois de desfiar o frango, eu tratei os demais ingredientes e preparei o salpicão. Muito fácil, era a única coisa que eu já havia VISTO alguém fazer antes. Tirei de letra. Coloquei o peru no forno, dessa vez sem margarina que a embalagem não pedia tratamento especial nenhum, mas como minha tia havia dito para passar maionese, segui mais ou menos o conselho e achei por bem misturar a dita cuja com o iogurte que havia sobrado do salpicão. Big mistake. Big. Huge! Ao contrário da margarina no frango, que derreteu, a mistura formou uma crosta e não deixou o peru ficar douradinho. Depois eu li na embalagem que, na verdade, era sim para passar margarina - depois do peru ter ficado por uma hora no forno. Oops. Não ficou ruim, mas poderia ter ficado pior. Eu poderia ter feito um molho de maracujá muito azedo e com uma consistência estranha.

Ah é, eu fiz.

Bom, depois disso, foi só fazer uma farofinha com miúdos, cerejas e passas e pronto, a ceia estava pronta. Dez horas depois de termos começado.



Deu trabalho, viu? E como deu.

***

Ano passado minha mãe e tias resolveram que a ceia não seria mais preparadas por elas, que cansaram de passar o Natal na cozinha, e encomendaram a um restaurante. Eu achei o cúmulo do absurdo! Como assim? Eu passei vinte anos comendo daquela ceia, elas não podiam simplesmente mandar para um estranho qualquer fazer! Reclamei tanto que, para me fazer parar minha mãe me enganou e disse que pelo menos o bacalhau seria feito em casa. Mas aí eu a peguei no flagra dizendo à minha irmã que ele também seria feito no restaurante e continuei reclamando. Isso foi ano passado. Nunca mais eu reclamo.

***


Cansaço à parte, ao final valeu muito a pena. Passamos o dia "trabalhando", mas também conversando, rindo, ouvindo Metallica (Simone não tem vez nesta casa)... e, enquanto ceiávamos, relembramos os natais passados. Foi um jeito de trazer a nossa família para perto no nosso primeiro Natal.

Feliz Natal!

5 comentários:

Nara disse...

Ah, agora sim posso ver as fotos! =)
E que liiindo esse trenzinho com a árvore de natal!! Amei!! Já pro testamento ;)
Quero só ver como vc vai tirar a vela da toalha, mas enfim...
E vcs comem, viu? Comida pra um batalhão!!! hahaha
Tudo muito lindo, um dia eu chego nesse nível! =D

Beolina disse...

Tirar a vela da toalha foi fácil, descolou rapidinho, o problema tá no tampo de vidro que tinha embaixo. A cera não quer sair mais nunca!
Foi muita comida mesmo... Vai ter peru congelado até o carnaval.

Nara disse...

Ola Bea, vc esta de parabens.Valeu a pena. Sucesso.Vera Lúcia (mãe de nara.)

Nara disse...

tá bom, já passou o natal....

Beolina disse...

Obrigada, tia Vera! Fiquei toda orgulhosa com o comentário ^^