Páginas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

De chocolate bate o meu coração


Eu acho de extrema importância saber fazer meu próprio bolo de chocolate, afinal a gente nunca sabe quando vai precisar de um (porque bolo de chocolate é assim: tem dia que a gente simplesmente precisa) e nessas horas a padaria sempre resolve que não é dia de servir bolo de chocolate. Se ele for prático como esse que eu descobri, então... melhor ainda. Receita tirada daqui.


Ingredientes:


- 1 xícara de leite morno
- 3 ovos
- 4 colheres de sopa de margarina derretida
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 1/2 xícara de chocolate em pó
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento em pó


Modo de preparo:


É só colocar os ingredientes, com excessão do fermento, no liquidificador e bater. Depois misturar o fermento sem fazer movimentos bruscos, colocar numa forma untada, adicionar a cobertura, levar ao forno médio pré-aquecido por 40 minutos e voilà! Está pronto.

A cobertura é quase tão fácil quanto o bolo: é um brigadeiro. Basta misturar uma lata de leite condensado, 4 colheres de Nescau e uma de sopa bem cheia de margarina e mexer em fogo baixo até ele começar a desgrudar do fundo. Para saber se está desgrudando, incline levemente a panela, com muito cuidado para não derramar que é pecado desperdiçar leite condensado. Depois é só colocar sobre a massa do bolo ainda crua. Ela vai descer e sumir, mas não entre em pânico, é assim mesmo. Quando desenformar, ela vai estar lá no topo. Ou não, como foi o meu caso, como vou mostrar mais adiante.


Resultado:


Primeiro, deixa eu dizer o que eu fiz de diferente da receita. Sim, por que yo soy rebelde e não untei a forma (eu tenho uma antiaderente e achei que seria uma ofensa a ela) nem chequei se tinha todos os ingredientes antes de começar o preparo, de modos que a cobertura ficou toda grudada no fundo da forma e tive que raspar para poder colocar no bolo. Além disso, usei meia xícara de chocolate em pó, meia xícara do achocolatado meio vagabundo do Carrefour e meia xícara de Nescau para fechar a medida certa, e também fiz o brigadeiro sem margarina, por que não é do meu feitio sair correndo debaixo desse sol para comprar ingredientes que resolveram acabar antes da hora.

Apesar de tudo isso, eu gostei. Cresceu bem, ficou fofinho e de sabor ainda não é o melhor bolo de chocolate que eu já comi, mas eu chego lá.

3 comentários:

Nara disse...

Não conhecia essa técnica de colocar a cobertura no bolo ainda cru... É pra desenformar e ele já sair lindo é? Faz de novo, sem preguiça e com a forma untada, e me diz se funciona? ;)

Ah, fiquei com essa música aí do título na cabeça agora... como faz????

Vanessa disse...

Rapaz, este bolo pode até não ter sido o melhor que você comeu, mas é um dos bolos mais apetitosos que eu já vi.
Fiquei com muita água na boca.

Beolina disse...

Choc, choc, choc, choc, choc, é de chocolate! =P

Pois é, Nara, acho que a ideia é essa mesmo, mas comigo não funcionou... ficou foi mais feio!

Vanessa, ele realmente ficou bem bonito, mas depois que esfriou totalmente emburrachou um pouco. =/