Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Rio, o MAC e o Oscar

O que eu mais gosto de morar no Rio é ter sempre alguma coisa nova para fazer. Mesmo sendo tudo longe de onde eu moro, mesmo sendo cansativo passar horas no carro para chegar no destino, ainda assim eu gosto por que nunca enjoa. Para quem se interessa por arquitetura, então, o RJ é um prato cheio! Uma visita ao Centro e tem todas aquelas edificações antigas, arquitetura colonial, moderna, contemporânea... tem de tudo. Sem falar nas paisagens, que são as coisas mais lindas.




Tem gente que quando visita ou se muda para uma cidade nova aproveita para conhecer a noite do lugar, ir a bares, boates... outros preferem sair para fazer compras e tem quem goste das praias, mas eu, o que eu gosto mesmo é de ver arquitetura. Minha irmã esteve aqui semana passada e eu aproveitei para levá-la em todos os lugares que eu já conhecia e mais um que eu ainda não tinha ido, mas que me encantou.




O Museu de Arte Contemporânea - ou MAC ou prédio-que-parece-um-disco-voador projetado pelo Oscar Niemeyer fica em Niterói, mas é de lá que eu tenho quase certeza que se tem a vista mais bonita do Rio de Janeiro. Preciso confessar que, diferente da maioria dos meus colegas de profissão e do Chico Buarque, eu não dou essa bola toda pro Oscar. Santiago Calatrava roubou meu coração lá no primeiro período e, desde então, Niemeyer é só um tiozinho que tem a melhor equipe de tradutores de hieroglifos do mundo. Só isso para justificar aqueles rabiscos enigmáticos dele virarem esses monumentos incríveis que a gente vê espalhados por aí.




Mas. Porém. Contudo. Entretanto. O tiozão sabe o que faz. Como uma coisa que levou mais de 3 milhões de m3 de concreto pode parecer tão leve? Não tem como não se encantar com o MAC. Já do lado de fora a Baía de Guanabara emoldurada pela edificação elevada e o espelho d'água fazem você babar. Aí você entra e o lugar é tipo mágico. Enquanto passeia em meio às obras de arte, de repente, você já viu aquela menina sentada ali! Você não sente que está andando em círculos. É tudo muito amplo, limpo, tranquilo.... aqueles janelões em fita implorando para você ficar ali o dia inteiro, contemplando a paisagem e esquecendo o calor senegalês lá de fora e os muitos km para voltar para casa.


5 comentários:

Vanessa disse...

Deu uma vontade agora de ir ao Rio...

Gente, e a descrição que você fez dessas janelas em fita super me lembrou o projeto da biblioteca que fizemos... pelo menos a ideia era a mesma, né? =P

Aldson Miná disse...

-e então vcs duas!? Vão ficar só de lerolero ou vão começar a mostrar seus rabiscos pro mundo, heim??

Nara disse...

Ei, muito lindo mesmo!!! Quero ir! Tu vai me levar lá qdo eu for aí, digo logo, pode botar na lista aê!!

Ah, achei Wallys na primeira foto hahaha

bjooo

Maria Cecília Miná disse...

Não sou muito fã de arte contemporânea nem da arquitetura de Oscar, mas o MAC é mesmo muito legal, a vista é uma maravilha. O ingresso/adesivo ainda ta colado na minha bolsa =P

Aldson Miná disse...

AH, sim: bão saber que não só sou eu que acho que O.N né esse balaio todo não... na minha modesta opinião (de leigo, of course) se não tivesse pegado carona na cacunda do Estado desde o comecinho da carreira nem tivesse os amigos vips que amealhou na vida talvez não fosse tão popstar...